terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

DICAS: Caixotes na decoração. Maravilha !!!

Dica Casa e Jardim

Na edição de fevereiro  você confere ideias para aproveitar os caixotes na sua casa.

São várias as maneiras de usar  os caixotes que iriam (talvez) para o lixo. Além é claro de reutilizar materiais baratos e ajudar o meio ambiente.
Equilibrados na vertical e na horizontal, os caixotes
formam a estante da cozinha. Para garantir a estabilidade,
eles devem ser parafusados uns nos outros e, depois,
chumbados na parede

Carlos Cubi

 Mas antes de se aventurar nisso acompanhe as dicas para que dê tudo certo.

1. Feitos de madeira de baixa qualidade, os caixotes precisam ser escolhidos com atenção. Prefira sempre os modelos mais novos, firmes e de tons claros.

2. Caso seu projeto demande várias unidades, como por exemplo uma estante, procure comprar todas no mesmo lugar. Maiores são as chances de o conjunto ficar estável.

3. Prefira as caixas que transportaram laranjas. São mais fortes e aguentam peso.

4. Por ser rústica, a madeira costuma ter farpas. Para removê-las, lixe toda a superfície, incluindo os vãos entre as ripas. Com a lixadeira elétrica o trabalho fica mais fácil.

5. Ainda que se saiba da procedência das caixas, antes de pintá-las passe um produto anticupim, à venda em lojas de material de construção.

6. Entre pintar os caixotes com tinta spray ou látex, prefira a segunda opção, passada com rolo de pintura. Duas demãos são suficientes.
7. Revestir a madeira com tecido é uma boa ideia. Use cola branca, espalhando-a com um pincel largo ou rolo. Lembre-se de que a versão com tecido não poderá ficar em áreas externas.

8. Se você pretende parafusar o caixote na parede, atenção na hora de furar: por ser relativamente frágil, a madeira da base pode rachar.

9. Ao colocar rodízios, prefira os modelos de encaixar (e não de furar), encontrados em casas de ferragens.

10. Caixotes dão graça e estilo ao ambiente, mas são soluções temporárias. Quando utilizados em funções mais leves – cachepô, caixa de brinquedos, revisteiro – eles duram mais tempo.


Carlos Cubi
Parafusados na parede, os caixotes, R$ 5 cada um na Ceagesp, organizam os itens da casa por categoria

Evelyn Müller
Ideia da florista Helena Lunardelli: caixotes empilhados e pintados em tom de ameixa formam uma estante e organizam as flores
Equilibrados na vertical e na horizontal, os caixotes formam a estante da cozinha. Para garantir a estabilidade, eles devem ser parafusados uns nos outros e, depois, chumbados na parede
   Envernizados e com tratamento contra cupins, os caixotes ganharam rodízios e servem para guardar brinquedos. As letras foram pintadas à mão, com estêncil
Equilibrados na vertical e na horizontal, os caixotes formam a estante da cozinha. Para garantir a estabilidade, eles devem ser parafusados uns nos outros e, depois, chumbados na parede
   
Nesta varanda, os caixotes foram parafusados sobre os pés palito de uma antiga mesinha. Criada e executada pela moradora, a estante acomoda vasinhos com suculentas
Victor Affaro / Casa e Jardim

Legais não é mesmo. Com esse material é fácil deixar sua casa organizada, aconchegante e com a sua cara. Você pode  decidir por pintar, mas pra mim o mais bonito é deixar´com esse jeito rústico e simples.
Dica:  nas feiras livres muitas vezes o feirante doa os caixotes é só dar uma volta por lá e pedir.

Beijoka no Kore.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua visita. Sua opinião é muito importante.