terça-feira, 27 de março de 2012

Pensando nos I D O S O S na hora de decorar.

Pequenas mudanças em casa ajudam a evitar quedas de idosos



O número é alarmante: segundo o Ministério da Saúde, mais de 80% dos casos de quedas de idosos acontecem dentro de casa. Acidentes que, em boa parte, poderiam ser evitados caso pequenos ajustes para garantir maior segurança na casa. Às vezes, a mesinha de centro não representa nenhum risco para nós; mas para um idoso, ela pode ser um grande obstáculo.
“A primeira coisa que os responsáveis por idosos devem entender é que o caminho de circulação deles precisa estar livre de qualquer obstáculo. Além da fraqueza muscular, as pessoas idosas também não enxergam muito bem. Por exemplo, a mesinha de centro é um obstáculo porque ela pode esbarrar e se desequilibrar e cair”, explica Giovanna Dias Amato, terapeuta ocupacional.

  • Não só as mesinhas de centro são os obstáculos. Outro objeto vilão das quedas em casa são os tapetes. Tapete no banheiro, na sala ou no quarto devem ser evitados. Eles são os vilões dos escorregões. Mesmo os tapetes grandes, mais usados nas salas, também precisam ser retirados. Esses tapetes são soltos nas pontas e essas pontas, muitas vezes, se enrolam em nossos pés. Se isso acontece com o idoso, o tombo é certo. Se fizer questão use tapetes anti derrapantes facilmente encontrado nas lojas especializadas.
  • Em casas com escadas, os cuidados devem ser redobrados. “O ideal é que essa escada tenha um corrimão do começo ao fim para que a pessoa idosa possa se apoiar nele durante todo o percurso. Outro investimento que pode ser feito é colocar o piso antiderrapante, que vai ajudar bastante no equilíbrio da pessoa idosa”, ensina a terapeuta ocupacional. A dica do corrimão também vale para os banheiros. No box e no vaso sanitário, o corrimão ajuda o idoso a se equilibrar, além de andar sozinho com mais segurança dentro do espaço.
  • E a iluminação no ambiente também faz muita diferença para evitar os acidentes domésticos. No quarto, colocar uma luz de vigília pode auxiliar o idoso quando ele precisar se levantar à noite. Interruptores de fácil acesso também são importantes. Quanto mais claro o ambiente, melhor para a pessoa idosa.
“O idoso precisa entrar no ambiente e enxergar tudo que está no local. Quanto mais livre a passagem dele e quanto mais iluminada, mais fácil e mais seguro será o acesso da pessoa idosa ao ambiente. Ser idoso não é ser doente; isso é o que as famílias precisam entender. É preciso respeitar as necessidades naturais do envelhecimento e adaptar nossa casa para que aquela pessoa especial continue fazendo parte da nossa rotina de uma forma segura e saudável”, finaliza Giovanna Amato.

Dica  da  Walmartblog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua visita. Sua opinião é muito importante.