segunda-feira, 2 de abril de 2012

7 ERROS QUE COMETEMOS NA COZINHA

  Para você que se preocupa com os cuidados na higiene e na alimentação.

Compartilhando com vocês essa matéria, pois muitas vezes ou  não sabemos ou descuidamos mesmo.  Com certeza  a  cozinha é o ambiente em que temos que ter muito cuidado, pois é onde manipulamos  alimentos  e  esse cuidado deve ser enorme  uma vez  que  é  ai   um espaço para proleferação de bacterias perigosas para a saude.

Aproveitem.

Erro 01:  Lavar as carnes:

A água corrente não vai retirar as impurezas, como muita gente imagina. Mas pode mandar para o ralo alguns nutrientes e espalhar a contaminação que estava na superfície. O melhor jeito de limpar a carne é no fogo. A elevação da temperatura para cima de 70 graus faz com que as bactérias sejam eliminadas.
Erro 02:   Usar tábuas de madeira:
Elas riscam, ficam porosas com o tempo e facilitam a proliferação de bactérias! Isso porque a madeira absorve umidade e sujeira, tornando o ambiente propício para a proliferação de microrganismos. Por isso, prefira tábuas de plástico ou vidro, que são lisas, impermeáveis e mais fáceis de limpar.


Erro 03  : Deixar comida esfriando antes de pôr na geladeira:

O certo é guardar a comida quente na geladeira e, depois, levá-la direto ao fogo para aquecer novamente. Isso porque a fervura mata os micróbios e a geladeira conserva os alimentos. Na temperatura ambiente, os microrganismos se proliferam.


Erro 04 :  Manter um lixinho em cima da pia:
Normalmente, as pessoas usam a lateral da pia para preparar alimentos. Se este for também o lugar do lixinho, fique alerta! Afinal, o foco de contaminação estará perto da comida. Portanto, troque o saquinho e lave o cesto todos os dias. Para desinfetar, use água sanitária.



Erro 05:   Comer doces mesmo quando há uma formiguinha nele:

Formigas transmitem os mesmos microrganismos que as baratas! Para evitar ambas as pragas na sua cozinha, mantenha o ambiente limpo. Tampe bem os alimentos e jogue o lixo fora diariamente.

Erro 06:   Usar a esponja de lavar louças até ficar velha:

Troque a esponja toda semana ou crie o hábito de colocá-la de molho em 1 litro de água com 2 colheres de sopa de água sanitária, por cinco minutos. Para secá-la - e evitar a umidade que atrai micróbios -, a dica é levá-la ao microondas por 30 segundos, envolvida em papel toalha.

Erro 07:    Descuidar da higienização do filtro de água:


Um erro comum, pois limpar o filtro requer tempo e dá trabalho. Também porque muitas vezes a água carrega impurezas imperceptíveis a olho nu ou pelo gosto. O ideal é seguir as recomendações do fabricante. E com certeza não descuidar.
 
 
É,  quantas coisas não é mesmo?  Com certeza  a cozinha é o ambiente da casa que precisamos ter  um cuidado redobrado.
A higiene, a limpeza precisa estar em dia, pois é ai que manipulamos os alimentos e atraves deles podemos  causar intoxicação alimentar por um descuido.

Trecho da matéria com o "Dr Bactéria", o bioquímico Roberto Figueiredo. Revista Vital Unilever, Ano 2, Edição 6.
 
Redobre a atenção  sempre. Beijoka. Re.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua visita. Sua opinião é muito importante.