sexta-feira, 27 de abril de 2012

O que é a regra dos 3 Rs?

Temos vivido tempos  de pensamentos cada vez mais voltados para as questões ambientais.  É  impossivel  passar despercebido por tantas campanhas de  reciclagem, de  economia de água entre outros.
E nós aqui no blog não podemos deixar de  conhecer e  inserir essas idéias no dia a dia  da organização  de nossa casa.
Vamos  entender um pouco desses conceitos que estao por ai  e aprender mais um pouco sobre  como colaborar com a prevservação do ambiente.
Cada um fazendo a sua parte, por menor que seja,  faz muita diferença.

"R" de Reduzir
O primeiro passo para diminuir a quantidade de lixo é sem dúvida reduzir o que consumimos. Consumir não é necessariamente adquirir alimentos, e sim produtos para qualquer finalidade. Muitas vezes compramos coisas das quais não precisamos, e ficamos dias, meses e anos acumulando "tranqueiras" quando um belo dia decidimos renovar tudo (principalmente na passagem do ano, não é?) e jogamos todas as nossas "tranqueiras" fora.
Uma outra forma que aumentamos o lixo de casa sem muitas vezes perceber é comprando produtos revestidos com muitas embalagens que no final jogamos fora, ou com embalagens não-recicláveis, por exemplo o isopor.
Então por que não pensamos um pouquinho mais quando fazemos compra, se realmente precisamos das coisas que compramos, pois além de diminuir o lixo, muitas vezes estaremos economizando!

"R" de Reutilizar

Após pensarmos em reduzir o que consumimos podemos agora procurar reutilizar as coisas antes de jogá-las fora. Podemos reaproveitar os potes de sorvete para guardar comida, fazer arte com garrafas de refrigerante ou jornal, por exemplo papel machê. Imagine se conseguirmos usar pelo menos mais uma vez as coisas que consumimos, o quanto estaríamos diminuindo o lixo de casa!

"R" de Reciclar

Após evitar consumir coisas desnecessárias, reaproveitar outras, agora é hora de pensar em reciclar. Muitos materiais podem ser reciclados e cada um por uma técnica diferente.
A reciclagem permite uma diminuição da exploração dos recursos naturais e muitas vezes é um processo mais barato do que a produção de um material a partir da matéria-prima bruta.
A lata de alumínio é um exemplo do dia-a-dia de qualquer um, pois vemos que mal acabamos de tomar o refrigerante e já tem alguém interessado na latinha. Isso porque o Brasil é o número 1 em reciclagem de latinhas, e o valor do alumínio é bem atraente para aqueles que não possuem outra fonte de renda.


Bacana não é mesmo.
E  você   como tem feito diferença? Conte, compartilhe suas ações.
Logo mais dicas de reutilização de materiais.
Beijoka  Re

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua visita. Sua opinião é muito importante.