quinta-feira, 5 de abril de 2012

P A P E L A D A dicas para organizar.

Olá pessoal.
Declaração de Imposto de Renda a todo vapor. Você procura as notas, os documentos, mas não encontra.
Não fique triste você não é a única(o). Isso é muito normal.
Mas que tal dicas de como manter tudo em ordem (pelo menos a medida do possivel)  e fácil de encontrar no dia a dia bem naquele momento de pressa para resolver um problema.

Outro ponto do dia a dia pelo menos comigo é a quantidade de contas, faturas, documentos que se acumulam. É incrivel.....
Confeeso que fazer essa organização e manter tudo smepre arrumado não é tarefa fácil. Com um pouco de dedicação  e paciencia no começo depois fica mais fácil  e ai é só ir mantendo.
 O importante é que o processo seja simples, que esteja sempre disponível e tenha um lugar definitivo onde saberemos localizá-lo com facilidade sempre que for necessário. Por isso é baseado no que eu aprendi pela vida e que se tornou funcional para mim.
Não há receitas prontas, você precisa encontrar o seu caminho. Mas vou tentar dar uma ajudinha.

Dicas:
  • Designar uma área da casa, mesmo que seja apenas uma gaveta para arquivar papéis, contas.. é um bom início para manter tudo junto para depois fazer a triagem e descarte. Depois de arquivados, tenha um local para guardá-los. Assim fica fácil para todos da casa fazerem as suas consultas. Aqui em casa projetei esse gavetão especialmente para este arquivo fixo;
  • Prepare um sistema de arquivamento para os seus papéis;
  • selecione os documentos, separe  determinando os critérios de organização desses documentos ( que pode ser por assuntos específicos_ notas fiscais, contas, recibos, contratos... ou por membros da família ). Aqui em casa eu usei os dois critérios;
  • O ideal é abrir a correspondência uma vez por semana e fazer a triagem, ( eu guardo as contas pagas em uma gaveta e arquivo uma vez por mês, assim que estão todas pagas. Desta forma também tenho o controle de quando está faltando alguma conta) ;
  • Sempre organizar as contas em ordem cronológica decrescente;
  • Lembrando o prazo sugerido para guardar principalmente contas é de 5 anos. Então é preciso ter espaço separado, assim todo final ou inicio de ano separe tudo do ano e arquive junto que pode ser numa caixa dessas de arquivo. Não esqueça de etiquetar colocando o ano a que se referem os documentos.
  • Nas lojas como papelarias existem vários tipos de  sugestões para essa organização como: pastas, saquinhos, ficharios, arquivos, etiquetas. 
  • Veja e descubra o que é mais fácil e prático para você. Essa é uma organização muito individual.


  • Para proteger os papéis use plásticos internos. Que também servem como uma forma de subdividir em temas.
  • Também é importante padronizar as pastas, todas iguais. Assim o arquivo fica visualmente organizado;
  • Na minha pasta para os membros da família tenho todos os documentos pessoais,como receitas médicas, diplomas, certificados, certidões... a vida da pessoa está ali. Tudo.
  • Deve ter sempre na lombada uma etiqueta indicativa do conteúdo;

Qual é a idéia???
Encontrar o que você precisa de maneira mais fácil, mais eficiente.

Curiosidade:
Estudo feito pelo Wall Street Journal diz que pode-se comprovar que anualmente a gente perde 06 semanas procurando documentos, isso vale para a sua mesa do escritório assim como para a papelada que você acumula na sua casa.

Se precisar de ajuda ou dicas entre em contato terei o maior prazer em ajudar.


Créditos e Imagens:Organização&Arte

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