terça-feira, 3 de abril de 2012

S E G U R A N Ç A em casa !

Não é fácil falar em segurança, em prevenção de acidentes domésticos.
Quem é pai , mãé, avós, ou outro que fique e tome conta principalmente de crianças pequenas sabe o desafio que é isso.

Basta um segundo, um olhar para o outro lado e pronto o pior pode acontecer.

Tive uma experiencia dessas com meu filho quando ele tinha 1 ano e meio. Subiu na cadeira o pai vendo mas achando bonitinho ficou de longe observando, mas quando virou para me falar pronto ele caiu bateu a cabeça na mesa e o resultado foi um "super galo" na cabeça. Felizmente nada grava, mas não é sempre assim.

Temos visto na imprensa muitas histórias tristes relatadas por familiares de acidentes ocorridos dentro de casa e muitas vezes com adulto em casa.

Seguem algumas dicas de como de alguma maneira minimizar as coisas. Ñão são regras, mas vale a pena conferir e ficar atento.
Aprendi nesses seis anos como mãe e mãe de gemeos que a prevenção é o melhor remédio.
Não dê chance, não dê oportunidade para o pior. Tenha sensibilidade de imaginar o que pode acontecer, sem achar que é neura e coisa de mãe, pois não é.

Vamos lá.
QUEDAS
Muitos acidentes com queda, ocorrem nos próprios lares. Isto se explica ao fato de que nas casas existem locais potencialmente perigosos em relação a esse tipo de acidente. Os mais comuns são: janelas, escadas, mobilas, etc. As recomendações são:
  • Não deixe crianças sozinhas em cima de camas ou sofás;
  • Coloque barreiras e não deixe que brinquem nas escadas;
  • Cuidados com os andadores. Eles podem provocar quedas, principalmente em escadas e declives;
  • Verifique se os brinquedos do playground são seguros (existe norma para fabricação de brinquedos) e se estão em boas condições para uso;
  • Não permita que as crianças brinquem em telhados ou lajes.


TALHERES
Essas "ferramentas", são perigosas nas mãos de crianças. Oriente os pequenos quanto ao uso correto desses objetos. E evite pedir que peguem e manipulem objetos cortantes.


INTOXICAÇÕES OU ENVENAMENTO

Produtos de limpeza, cosméticos e remédios devem ser mantidos longe do alcance das crianças. De preferência em armários trancados e no alto.

ÁLCOOL

Altamente inflamável, o álcool tem sido a causa de sérios acidentes envolvendo crianças e até adultos. Quando for utilizálo, lembre-se:
  • Afaste as crianças;
  • Não perfure a tampa;
  • Não derrame -o sobre o fogo;
  • Mantenha-o longe do alcance das crianças;
  • Essas recomendações também servem para o álcool em gel.
Vários outros materiais são altamente inflamáveis. cuidado. Por exemplo tinta.

REMÉDIOS

Sempre oriente as crianças maiores quanto ao perigo dos remédios. Todo remédio só pode ser administrado com a supervisão de um adulto. Deixe isso bem claro às crianças. Muitos remédios são iguais a balas e para a criança é a mesma coisa. Cuidado.



PRODUTOS DE LIMPEZA
Esses também são a causa de muitos acidentes com crianças. Recomendações:
  • Leia atentamente o rótulo antes de usá-lo;
  • Use o corretamente de acordo com as orientações;
  • Veja as recomendações em caso de acidente.

FOGOS DE ARTIFÍCIO
Outro causador de graves acidentes. São muitos os acidentes com queimaduras, amputações de membros e cegueira causados por esses produtos. Nunca deixe as crianças brincarem com fogos de artifício, mesmo estando com um adulto.

VELAS

Se precisar usar uma vela, coloque-a sobre um pires ou outro recipiente seguro, de modo que se a vela cair ou chegar ao seu fim, não tenha contato com possíveis materiais inflamáveis. Nunca deixe velas sobre móveis ou perto de cortinas, tapetes ou camas. Ah! enquanto estiver usando coloque em um lugar alto.


FÓSFORO E ISQUEIROS

Esses produtos também devem ser mantidos longe do alcance das crianças. Após o uso, guarde em local seguro. Se usados incorretamente, podem causar queimaduras e provocar incêndios. Nunca risque um palito de fósforo em sua direção.
Vale aqui uma opinião particular. Há coisas certas para a idade certa. Criança não tem que saber como se usa fósforo, velas, bombas. Ela precisa saber que nós precisamos disso, mas não como usar.
Outro ponto é que "cada mãe sabe o filho que tem". Portanto saiba o que pode ficar perto dele e o que não. O temperamento a curiosidade são ingredientes importantes para levar uma criança a mexer e querer saber como é, o que acontece, como funciona, se meu pai pode também posso.
Converse sempre, explique e se for o caso simplesmente P R O I B A !!!!.

TELEFONES DE EMERGÊNCIA (SÃO PAULO):

193 BOMBEIROS
192 AMBULÂNCIA - PRONTO-SOCORRO
190 POLÍCIA MILITAR
147 POLÍCIA CIVIL
199 DEFESA CIVIL

Atendendo a pedidos está ai a dika.

Beijoka RE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua visita. Sua opinião é muito importante.